5 Boas Práticas para Realizar o Controle de Infecção Hospitalar

O controle de infecção hospitalar é de extrema importância para garantir a segurança dos pacientes e a eficácia dos serviços de saúde.

Hoje separamos 5 boas práticas para realizar o controle de infecção hospitalar:

Higienização das mãos: Profissionais de saúde e visitantes devem seguir as diretrizes de higienização das mãos, usando sabão e água ou desinfetante para as mãos, especialmente antes e depois de entrar em contato com pacientes.

Isolamento de pacientes: Identificar e isolar pacientes com doenças infecciosas é essencial para evitar a transmissão de patógenos.

Limpeza e desinfecção: Superfícies, equipamentos e ambientes hospitalares devem ser regularmente limpos e desinfectados. Isso inclui maçanetas, corrimãos, interruptores de luz, camas e outros objetos de uso comum.

Uso apropriado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI): Profissionais de saúde devem usar EPI, como luvas, máscaras, aventais e óculos de proteção, quando necessário, para proteger-se e evitar a disseminação de infecções.

Uso de produtos hospitalares: É de extrema importância ter no momento de seus atendimentos produtos como aventais, campos cirúrgicos e demais kits para evitar a contaminação do paciente com o médico, e visse e versa.